quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Plano de ação - Valorize seu professor

Introdução

O trabalho se propõe analisar as relações entre auto estima e necessidades do docente, confrontando dados através de opiniões e discussões sobre o tema com reflexões oferecidas pela atualidade profissional. Focaliza especialmente a idéia do professor atuante em diversas áreas ( pesquisa, investigação,psicologia, psiquiatria, direito etc) e o tipo de pesquisa “próprio” do professor, assim como os problemas levantados pela suas dúvidas e certezas de lecionar.
No entanto o professor precisa ser: Capacitado e amar o que faz. O amor torna leve a missão do magistério, e nele devemos basear nosso trabalho ao lado do educando. Se ainda o educador tiver alegria, amor e entusiasmo pela causa da educação, o próprio trabalho com os alunos será oportunidade para repouso.
O que importa mais na vida do mestre é que ele esteja integrado na sua profissão o que supõe alegria, vocação e aptidão. O professor deve procurar ter conhecimento.
“Mestre seguro transmitira segurança aos estudantes”.
“Instruir é parte, educar é tudo”.
No caso do professor capacitado que seria o professor incomum, que outras qualidades adicionais poderiam ele possuir? Este professor seria alguém que pensa não só com profundidade, mas com largueza e generosidade.


Justificativa

Os professores, como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país, mas infelizmente nem sempre são respeitados nos seus direitos e valorizados pela sociedade e o Poder Público. E este projeto visa, além de tudo a valorização do professor, e tentar levantar a sua auto estima nesta profissão que é tão difícil de exercer.
“Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão direta no desenvolvimento do País, pois seria impensável uma nação sem escolas, sem estudo e sem professores. Sempre que estivermos em sala de aula devemos lembrar dos fundamentos legais de nossa profissão, pois os educadores têm lugar de honra nos três poderes constituídos: muitos de nossos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública são originados da carreira acadêmica, e têm usado a experiência adquirida no trato com os alunos para o desempenho também de suas funções públicas. E o que diz a lei a respeito da atividade docente? A começar pela Constituição Federal,temos:‘Art.206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...)V - valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; Do que diz respeito a lecionar existem várias certezas, entre elas estão: o professor é uma das profissões que deveria ser mais valorizada; Ninguém evolui, aprende a ler e escrever, se forma, consegue um trabalho, aprende a dirigir um carro, entre outras coisas sem passar por um professor; O professor ama o que faz e o faz de coração; O professor é um ser indispensável na vida das pessoas; O professor como outras profissões merece respeito.



Objetivos

- Valorizar o profissional pelo esforço e dedicação;
- Estabelecer uma relação professor-aluno, trabalhando a capacidade do professor em amar seu aluno, sua profissão e estabelecer com ele um vínculo afetivo;
- Estimular a relação interpessoal através de atividades desenvolvidas juntos com os alunos numa relação de afetividade;
- Trabalhar com a construção de atitudes positivas privilegiando o comportamento adequado diante do respeito buscando, sempre compreender o outro.


Metodologia

- Leitura de um texto: Ser mestre;
- Mensagem de reflexão sobre sua profissão em forma de slides;
- Dinâmica: Um presente.
- Criação de um mural de recados dos alunos para os seus professores.


Recursos

- Cópias do texto: Ser Mestre
- Data Show
- Presente (caixa de chocolate)

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