quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Projeto Escola Limpa





























E.E.F.NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

PROJETO: ESCOLA LIMPA
Setembro/2009

1. JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É essencial a sua vinculação com as questões sociais e ambientais. Para efetivação desses propósitos, faz-se necessária a conscientização dos problemas relacionados ao Meio Ambiente na escola e na comunidade, buscando soluções viáveis para os mesmos. E foi neste contexto que a comunidade escolar da E.E.F Nossa Senhora de Fátima, resolveu desenvolver o “Projeto: Escola Limpa”,uma vez que são grandes os problemas de descasos ambientais no ambiente escolar.
O referido projeto tem com a finalidade incentivar toda a comunidade escolar, principalmente os educandos na preservação da escola para multiplicar uma consciência ecológica de respeito ao homem e ao meio, que resultará em mudanças comportamentais, com benefícios para toda a sociedade.

2. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
3. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo;
Organizar as carteiras na sala;
Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.

4.SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO

4.1.Todas as disciplinas

Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
Limpeza dirigida e contínua;
Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.

4.2. Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina

HISTÓRIA
Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estrutural e visual).
ESTRATÉGIAS
Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
Entrevistas com ex-alunos;
Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
Mapeamento e construção da Maquete da micro bacia hidrográfica do Tijuco Preto, onde se localiza nossa escola;
Pesquisas sobre a localização da escola.
CIÊNCIAS
As conseqüências da falta de higiene na saúde;
Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
Reciclagem;
Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas;
Coleta de material;
Reciclagem de papel e confecção de objetos.
LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
Poesias, redações, textos e músicas;
Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
Frases;
Teatro.
ESTRATÉGIAS
Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Artes com papel reciclado;
Teatro;
Paródias;
Cartazes.
ESTRATÉGIAS
Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
MATEMÁTICA
Problemas sobre a produção de lixo;
Gráficos;
ESTRATÉGIAS
Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
EDUCAÇÃO FÍSICA
Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
Provas competitivas (relativas ao tema ou não);

5. SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Questionários
Cartazes
Exposição dos trabalhos feitos
Palestras distribuição de folhetos
Campanhas educativas e preventivas
Relatórios
Redações, textos, filmes
Trabalhos de fantoches
Atividades físicas específicas

6. AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.

Como são utilizadas as TICs na sua escola?

De 09 a 11 de setembro, os alunos da E.E.F Nossa Senhora de Fátima, exporam suas opiniões sobre o uso das TICs em sua escola, utilizaram os computadores do LEI, e utilizaram o Broficce.writer, divulgando sua opinião e sugestões para os colegas de sala.

Com a enorme influência das TIC sobre os meios de produção e comunicação, a escola precisa absolutamente de as integrar se não quer ficar definitivamente isolada. Porém, não podemos ser ingénuos ao ponto de pensar que as TIC poderão ser a panaceia para uma escola em crise, pois elas não passam de ferramentas de ensino e, como tal, tanto podem ser usadas para novas práticas pedagógicas baseadas nas pedagogias activas, centradas no aluno, como podem servir apenas para transmitir conhecimentos, seguindo um modelo tradicional, em que o professor e os conteúdos programáticos ocupam o centro do processo educativo.

Texto do aluno Ricardo Mauricio

Com a enorme influência das TIC sobre os meios de produção e comunicação, a escola precisa absolutamente de as integrar se não quer ficar definitivamente isolada.As TICs não passam de ferramentas de ensino e, como tal, tanto podem ser usadas para novas práticas pedagógicas baseadas nas pedagogias ativas, centradas no aluno, como podem servir apenas para transmitir conhecimentos, em que o professor e os conteúdos ocupam o centro do processo educativo.

Sou dos que acreditam que a educação está intimamente ligada à integração das TIC na educação, pelo que gostaria de partilhar algumas reflexões.
O uso da TICs consiste na aprendizagem facilitadora e dinâmica no ritmo de cada aluno, e a minha escola está bem equipada em tecnologias, sendo que alguns professores utilizam as TICs mas que outros, mas de forma a melhorar o ensino de cada aluno .
Todos os alunos de todas as turmas vão ao LEI ,cada turma vai uma vez por semana e sempre são assuntos diversificados, abrangendo todas as diciplinas.
O uso das TICs na minha escola nos possibilita:


- o desenvolvimento de uma competência de trabalho em autonomia ;
- um acesso à informação com rapidez e facilidade ;
- uma prática de , verificação, organização,e estruturação de informações ;
- o desenvolvimento das competências de análise e de reflexão.
- a abertura ao mundo e disponibilidade para conhecer e compreender outras culturas;
- a organização do seu pensamento;
- o trabalho em simultâneo com um ou mais colegas;
- a criação de blogs;
- um trabalho de estruturação das suas ideias;
- um trabalho de descrição e apresentação que proporcionará uma pesquisa histórica, geográfica e cultural sobre a escola, o local e a região onde habitamos ;
- um registo de sons e imagens (fotografia e vídeo);

Semana de 24 a 28 de agosto




Nesta semana, os PCAs junto com o professor de laboratório de Informática, realizaram atividades no LEI. O conteúdo abordado foi : O dia nacional do combate ao fumo - 29 de agosto.




Os professores com o objetivo de conscientizarem os alunos dos malefícios que o fumo pode nos trazer. Eles criaram apresentações eletrônicas e expulseram para os demais alunos presentes na sala.

Prova da OBEMEP


No dia 25 de agosto foi realizada as provas da OBEMEP, os nossos alunos se sentiram bastante realizados em participarem desta olímpiada.

Folclore brasileiro




De 17 a 21 de agosto, no LEI da E.E.F Nossa Senhora de Fátima, os alunos exploraram o tema : Folclore brasileiro.


Utilizando a internet fizeram pesquisas sobre o tema em estudo e em seguida criaram slides, apontando os principais aspectos do nosso Folclore Brasil, os alunos criaram apresentações usando o Broficce. Impress, logo após de concluida a apresentação eletrônica, os alunos realizaram um debate sobre o assunto, exemplificando cada aspecto.