quarta-feira, 18 de agosto de 2010

16 a 20 de Agosto - Projeto Folclore na Escola

Projeto Folclore Brasileiro

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, etc, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. 
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. 
Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto, um portador de Folclore 

II – Objetivos: 

Ø Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular 
Ø Reconhecer e divulgar a importância do Folclore 
Ø Estimular e desenvolver a imaginação e criação 
Ø Desenvolver o habito de pesquisa 
Ø Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança 
Ø Valorizar a cultura popular. 

III - Desenvolvimento: 

Ø Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos. 
Ø Caça-palavras 
Ø Poesia 
Ø Pesquisas 
Ø Atividades matemáticas 
Ø Atividades com Receitas 
Ø Montagem de murais 
Ø Confecção de cartazes 
Ø Atividades ortográficas e gramaticais 
Ø Produção de texto 
Ø Dramatização 
Ø Musicas 
Ø Brincadeiras 
Ø Entrevistas 
Ø Artesanato 

IV – Justificativa 

O tema escolhido, Projeto Folclore, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Artística. 

O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. 
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História. 

V – Culminância: 

Ø Desfile de trajes regionais 
Ø Exposição de artesanato, comidas típicas e receitas de cada região do Brasil. 
Ø Exposição e tarde de autógrafos do livro feito pelos alunos. 

Conclusão: 

O projeto foi desenvolvido com a participação ativa de todos os alunos da sala, todos com ótimo desempenho. Houve um aproveitamento total e todos os objetivos foram alcançados. 

02 a 06 / 09 a 13 de Agosto - Curso do Br.Office. Writer

No período de férias e agora em agosto estamos contando com a ajuda de dois estagiérios da E.E.P Avelino Magalhães, são: Danilo Bruno Freitas França e Fernanda Érica Oliveira Maia, eles estão a disposição do LEI e da Escola para qualquer tipo de trabalho que necessitem de utilização de computadores, eles ministraram um curso de Br.Office.Writer para os alunos desta unidade escolar, bem como auxilando alguns funcionários que não sabem lidar com esse tipo de tecnologia.Esete curso foi feito durante o período de duas semanas consecutivas, na qual o professor do LEI esteve presente, assistindo e auxiliando os estagiários.O curso foi dividido por módulos e com exercícios práticos.

01 e 01 de Julho

Dia 01 dce Julho foi realizada no LEI uma Oficina de PCN's com a Professora Élcia, esta oficina foi ofertada aos professores desta unidade escolar.

Dia 02 de Julho foi o encerramento do semestre com A Festa Junina realizada na quadra, tendo a juda dos alunos e professores para ornamentação desta festa.

Semana de Avaliações - 24 a 30 de Junho

Entre os dias 28 e 30 de Junho foi apresentada os slides criados pelos alunos feitos na semana anterior, foi aproveitado que era semana de avaliações.

22,23 e 24 - Escolha do Livro Didático de 2010

21 a 25 de Junho - Festa Junina é tradição

o objetivo deste projeto é conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como : festejos, danças, pratos e trajes típicos. Perceber também que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos.

Foi feita a explanação e xplicação do projeto através de slides no datashow, logo após foi feita a divisão de equipes por subtemas: Origem, Fogueira e mastro com bandeira, Trajes típicos usados, Comidas e bebidas, Santo Antônio, São João, São Pedro e Danças. esta pesquisa foi feita através da utilização da Internet, buscando informações e figuras que representassem sua busca. Foi então utilizado o Br.Office. Impress( Apresentação eletrônica), e foi criada uma apresetação de slides para posteriormente serem apresentadas aos demais colegas de turma.

14 a 18 de Junho - Plano de Ação e utilização do blog do meio ambiente

Nesta semana os alunos acessaram o blog do meio ambiente, através do mesmo eles leram as postagens e fizeram comentários sobre as leituras. Também acessaram o Youtube e assistiram vídeos de preservação do meio ambiente e de economia de água. Utilizarão o Br. Office. Writer para digitação destes textos e comentários.

14 e 17 de Junho - Palestra

Nos dias 14 e 17 de Junho foi realizada no auditório da escola uma palestra sobre o Meio Ambiente , onde os responsáveis pela palestra eram funcionários da CAGECE, exporam os principais problemas causados ao mesmo e maneiras de como preservá - lo. Os alunos participaram fazendo perguntas e questionando, o assunto já estava sendo bem debatido em sala e eles estavam "bem afiados" no assunto.

10 de Junho - OBEMEP

no dia 10 de Junho foi realizada a OBEMEP e a professora do LEI foi designada a ser responsável por uma turma na qual iria ficar sendo aplicada a prova.

07 e 08 de Junho - Feriado Municipal

03 de Junho - Feriado Corpus Christi

01 a 03 / 10 e 11 de Junho

Plano de Ação O meio ambiente precisa de ajuda

Para o educador, o meio ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais econômicas e culturais. O objetivo é propor reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e a preocupação com o equilibrio ambiental.

Nesta aula foi visitado o Portal do Professor - Utilizando a a aula de criação de Blog, foi então criado o Blog: ambienteajuda.blogspot.com. Posteriormente foi feita uma pesquisa utilizando o Wikipédia e foi feita uma criaçõ de texto e publicado no blog.