terça-feira, 28 de setembro de 2010

27 a 30 de setembro -Criação, visitação e comentários em blog.



Com os alunos do 8º ano as atividades de história foram realizadas de forma diferente, eles criaram um gmail, para posteriormente serem publicados seus comentários como conta no google. Eles visitaram o blog do Prof. Leonardo Castro, que fala sobre a Independência do Brasil e o 1º reinado, eles leram a publicação da postagem sobre o tema e em seguida postavam comentários a partir do entendimento sobre o assunto abordado no blog( novahistorianet.blogspot.com).

27 a 30 de setembro - Webquest: Os principais conflitos da Guerra Fria



Esta webquest foi elaborada pela PCA de Ciências Humanas com ajuda dos professores que lecionam nesta área, esta atividade foi aplicada com os alunos do 9º ano com a ajuda do professor do LEI. Esta atividade teve como objetivo conhecer os principais conflitos que se deram com a Guerra Fria, identificando os significados históricos – geográficos das relações de poder entre as nações. Foi exibido slides com imagens da Guerra Fria com explicação pelo professor da área, em seguida os alunos seguiram as orientações da webquest.
Webquest: http://php_webquest.webeducaional.kinghost.net/webquest/soporte_horinzontal_w.php?id_actividade=1105id_pagina =1.

20 a 24 de setembro - Plano de ação: Gravidez na adolescência



O plano de ação tem como objetivo, informar e sensibilizar os nossos adolescentes de uma gravidez precoce, bem como os riscos que ela pode trazer. Para a realização desta atividade foi feito um planejamento junto com os professores de ciências da natureza, dando inicio com a explanação do plano de ação, em seguida foi exibido uma parte de duração de 10min do documentário Meninas com debate sobre o vídeo, sobre causas e consequências de uma gravidez na adolescência para ambos os sexos, logo após foi feita mostrado uma pesquisa do índice de adolescentes grávidas no Brasil, os alunos contribuíram com uma pesquisa de depoimentos de adolescentes grávidas e logo após esta busca foi apresentado para a turma.

13 a 17 de setembro - OFICINA : Revendo as 4 operações



A coordenação da escola junto com os professores da área de matemática perceberam a urgência e necessidade dos alunos em aprender na “ponta da língua” as quatro operações, por isso não foi realizada a oficina de interpretação de gráfico e sim a das quatro operações. Esta foi realizada e elaborada pelos professores da área e pelo professor do LEI, sendo em parte realizada em sala e outra no LEI. O professor determinou atividades em sala para metade da turma, enquanto isso o professor do LEI ficou com a outra metade no laboratório e depois foi reversado, assim todos utilizaram o Tux Math com bastante atenção.

23 a 27 - 30 e 31/08 e 01 a 03/09 - Projeto Cordel na Escola



A Literatura de cordel faz parte da história cultural de nosso País , principalmente para nós nordestino porque vivemos neste contexto. Apreciá-la no ambiente escolar é conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio cultural brasileiro, percebendo-se participante desse processo. E para processo deste projeto foi utilizado a Webquest que é uma forma investigativa em que as informações provêm da internet. Onde as tarefas são de pesquisas, leituras e criação de cordéis, para serem apresentados oralmente para os demais da turma. Esta atividade ainda está em processo, pois a mesma levará mais tempo
que o previsto, devido a alguns contratempos na escola.

Esta aula teve como objetivo adaptar os alunos a apresentarem trabalhos produzidos pelos mesmos, perdendo o medo e desenvolvendo a autoestima e segurança sobre o trabalho criado, eles utilizaram pandeiro e apresentarão em forma de embolada suas produções.