segunda-feira, 24 de outubro de 2011

I Semana de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 17 e 21 de outubro foi realizado na escola a I Semana de Ciência e Tecnologia da Escola Nossa Senhora de Fátima. A temática trabalhada foi "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos".
Usamos para introduzir o tema o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4CB77CTd64M
O clipe do Michael Jackson também foi exibido e discutido em sala: http://www.youtube.com/watch?v=VNZr9sdYFlY&feature=related
E encerramos, em cada turma, com o vídeo abaixo da BBC ONE: http://www.youtube.com/watch?v=4XN5J7bfOcE&feature=related
Várias questões foram postas e discutidas.
Na sexta-feira a manhã terminou com uma palestra ministrada pelo palestrante gaúcho Cristiano Rocha, ele é doutorando em Geografia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas:
A semana foi encerrada com a exibição do filme "O dia depois de amanhã"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entrevista com o cordelista Francinilton Almeida

A equipe de reportagem SIX CLICK, do projeto Minha Terra no Educarede entrevistou o poeta cordelista Francinilton Almeida, confiram abaixo a reportagem. Vejam até o final e confiram o poeta recitando um trechinho de um de seus cordéis.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tux paint

Essa semana o LEI resolveu trabalhar a interpretação, perspicácia e habilidade em software de desenhos com os alunos.
A proposta foi desenhar no programa Tux Paint o que eles conseguissem captar dos trechos abaixo:
“[...]No dia seguinte, convenceu os seus homens de que nunca encontrariam o mar. Ordenou-lhes derrubar as árvores para fazer uma clareira junto ao rio, no lugar mais fresco das margens, e ali fundaram a aldeia.[...]José Arcadio Buendía, que era o homem mais empreendedor que se poderia verna aldeia, determinara de tal modo a posição das casas que a partir de cada uma se podia chegar ao rio e se abastecer de água com o mesmo esforço; e traçara as ruas com tanta habilidade que nenhuma casa recebia mais sol que a outra na hora do calor. Dentro de poucos anos, Macondo se tornou uma aldeia mais organizada e laboriosa que qualquer das conhecidas até então pelos seus 300 habitantes. Era na verdade uma aldeia feliz, onde ninguém tinha mais de trinta anos e onde ninguém ainda havia morrido.[...]A ocasião de comprová-lo se apresentou meses depois, numa tarde em que Remédios, a bela, foi com um grupo de amigas conhecer as novas plantações. Para o povo de Macondo, era uma distração recente percorrer as úmidas e intermináveis avenidas ladeadas de bananeiras, onde o silêncio parecia trazido de outra parte, ainda sem usar, e por isso era tão difícil transmitir a voz.[...]” (Gabriel Garcia Márquez - “100 anos de solidão”)
Como não tinha computador disponível para todos os alunos, alguns usaram o programa e outros resolveram desenhar, confira abaixo o resultado dessa atividade: