quarta-feira, 18 de agosto de 2010

16 a 20 de Agosto - Projeto Folclore na Escola

Projeto Folclore Brasileiro

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, etc, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. 
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. 
Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto, um portador de Folclore 

II – Objetivos: 

Ø Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular 
Ø Reconhecer e divulgar a importância do Folclore 
Ø Estimular e desenvolver a imaginação e criação 
Ø Desenvolver o habito de pesquisa 
Ø Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança 
Ø Valorizar a cultura popular. 

III - Desenvolvimento: 

Ø Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos. 
Ø Caça-palavras 
Ø Poesia 
Ø Pesquisas 
Ø Atividades matemáticas 
Ø Atividades com Receitas 
Ø Montagem de murais 
Ø Confecção de cartazes 
Ø Atividades ortográficas e gramaticais 
Ø Produção de texto 
Ø Dramatização 
Ø Musicas 
Ø Brincadeiras 
Ø Entrevistas 
Ø Artesanato 

IV – Justificativa 

O tema escolhido, Projeto Folclore, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Artística. 

O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. 
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História. 

V – Culminância: 

Ø Desfile de trajes regionais 
Ø Exposição de artesanato, comidas típicas e receitas de cada região do Brasil. 
Ø Exposição e tarde de autógrafos do livro feito pelos alunos. 

Conclusão: 

O projeto foi desenvolvido com a participação ativa de todos os alunos da sala, todos com ótimo desempenho. Houve um aproveitamento total e todos os objetivos foram alcançados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário