segunda-feira, 11 de maio de 2009

O uso da TIC's como ferramenta pedagógica

As mudanças que vem ocorrendo na sociedade, principalmente decorrente das
novas descobertas e inovações tecnológicas vêm exigindo uma reorganização nas atividades
escolares, uma educação de qualidade e um professor preparado para enfrentar desafios e propor soluções.
O professor não é mais o detentor do conhecimento, precisa entender como se dá a
aprendizagem e mediar a avalanche de informações disponíveis, a fim de que seus alunos saibam
como processá-las e utilizá-las de forma crítica e em prol da construção de seu conhecimento e
necessidades, pois hoje as teorias do conhecimento na educação estão centradas na aprendizagem.
As TICs invadiram a vida das pessoas e estão servindo como instrumentos de suporte à veiculação dessas informações, passando até a ser consideradas como necessidades de
sobrevivência.

A utilização das TICs como práticas pedagógicas estão sendo cada vez mais incorporadas ao cotidiano da escola. Porém, o uso significativo, como ferramenta que contribua para a construção de conhecimento, está longe de ser efetivada, pois percebe-se ainda que sua utilização está servindo apenas como ferramenta para incrementar a aula, como um instrumento para se repassar determinado conteúdo, não para o aluno construir por meio e com ele o seu
conhecimento.
A formação atual do professor não o prepara para uma cultura de uso das tecnologias como meio de produção do conhecimento, dificultando assim sua utilização e provocando até resistência por parte de alguns que receiam aprendê-las e fazer uso delas.
O quadro é ainda mais agravante quando se questiona sobre a utilização por professores que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente com aqueles do ensino regular que recebem alunos inclusos, pois além da dificuldade de não conhecer as
necessidades desse aluno e nem como promover sua aprendizagem, sua prática pedagógica não traz nada de muito inovador e por vezes, acabam igualando o aprendizado destes alunos aos demais da classe.

Não podemos deixar de admitir que a heterogeneidade dos alunos nas escolas é
um desafio posto e a LDB 9394/96 garante a esses alunos sua inclusão em escola regular e o
professor que lá se encontra, tem se deparado com dificuldades de várias ordens, sendo uma delas a utilização de estratégias diferenciadas de ensino.

Para tanto, faz-se necessário diagnosticar as dificuldades que esse professor se
depara, e propor sugestões para dirimi-las.

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