segunda-feira, 11 de maio de 2009

Plano de Ação - Prevenção de Drogas


PLANO DE AÇÃO

TEMA: AS DROGAS E SEUS EFEITOS
SUB TEMA: VIVER A VIDA COM SAÚDE
ELABORAÇÃO: SALA DE MULTIMEIOS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREAS


JUSTIFICATIVA
Tendo como fonte os depoimentos de alguns colegas da escola, da comunidade, dos pais e da realidade a qual se vê, e está inserida. Como também a falta de perspectiva de uma vida melhor, desemprego, desilusões amorosas, ou até mesmo os valores humanos não respeitados e como ajudar neste processo para que haja a intervenção de uma maior conscientização da família e da sociedade que busca resgatar esse ser humano que representa, e de que forma podemos contribuir para que possa conscientizar de que não é só a sua vida mas como também a vida de outros que correm perigos e passam por tribulações desagradáveis.
Esperamos obter resultados positivos quanto a abordagem do assunto. Abordaremos também a questão da violência , do desinteresse, da perspectiva dentro e fora da escola. Não cremos quês esses encontros nos levem a erradicação deste problema, mas temos certeza que eles contribuirão na conscientização dos alunos a respeito da tomada de ação para a solução da questão.


OBJETIVOS
- Contribuir na formação das ações anti drogas
- Dar informações sobre drogas, mostrando que ela causam dependencia mental e dependência física
- Despertar o interesse em pesquisar, entrevistar quantas pessoas já se foram ou continuam enfermos por causa deste ato de violência
_ Diagnosticar os fatores que incentivam os jovens a compartilharem com este ato violento e se estão realmente conscientes com as trajedias que acontecem em nosso dia – a – dia. Mediante esta sociedade.

METODOLOGIA

- A turma para trabalhar poderá ser dividida em grupos para pesquisar e entrevistar sobre:
. Por que os jovens quando iniciam o uso de drogas modificam – se quase que totalmente?
. Como se comporta esse ser humano mediante a família?
. Que valor esse ser humano representa na sociedade e que papel desempenha?
. O que significa para ele: dependência química?
. Serão mostradas as conseqüências maléficas das drogas no ser humano e sua extensão na família e na sociedade
. Pesquisa na Internet
. Exibição de filmes que mostrem assuntos de adolescentes envolvidos com o tema em discussão. Após o filme, promover debates, estimulando as opiniões dos assistentes e formação de consciência anti-droga.
. Palestras especiais com o tema:
Convidar alguém de entidades para discursar a respeito das ações preventivas no combate ao uso;
. Por meio de seminários com palestras, debates e apresentações de filmes, mostrando depoimentos de médicos, cientistas, pessoas que se drogam.

RECURSOS - FONTES DE CONSULTAS

- INTERNET;
- Livros;
- Jornais
- Panfletos
- Revistas
- Entrevistas
- Filmes
- Slides


ATIVIDADES
Logo após 10 dias:
. As equipes apresentarão seus trabalhos em forma de jornal, palestras, e entrevistas.
. Na entrevista _ Aparecem os entrevistadores( como repórters) e o entrevistado ( no caso um fará a representação de alguém que foi entrevistado como vítima ).
. Uma peça de teatro envolvendo vários atores:
. Literatura de cordel
. Jogral ou até mesmo Slogan.

CRONOGRAMA

DE 6 a 15 DIAS - Aprofundamento ou amadurecimento da meto dologia como produto final e as fontes de consulta servirão de embasamento ou ponto de partida.

DE 16 a 30 DIAS - Será feita a chamada para debates e apresentação doa trabalhos propostos que servirão de demonstração para toda a comunidade escolar.


PRODUTO FINAL – FECHAMENTO = AVALIAÇÃO

Estas pesquisas, entrevistas, peças de teatro, jogral, literatura de cordel, cartaz, frases irão demonstrar que a violência do uso de drogas acarreta ao ser humano no lar
( família ) e amigos. E que valor terá esse ser humano mediante esta sociedade.” Apesar de que é preciso compreender e respeitar as diferentes formas de ver e sentir o seu valor e a valorização do outro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário