quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Projeto Escola Limpa





























E.E.F.NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

PROJETO: ESCOLA LIMPA
Setembro/2009

1. JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É essencial a sua vinculação com as questões sociais e ambientais. Para efetivação desses propósitos, faz-se necessária a conscientização dos problemas relacionados ao Meio Ambiente na escola e na comunidade, buscando soluções viáveis para os mesmos. E foi neste contexto que a comunidade escolar da E.E.F Nossa Senhora de Fátima, resolveu desenvolver o “Projeto: Escola Limpa”,uma vez que são grandes os problemas de descasos ambientais no ambiente escolar.
O referido projeto tem com a finalidade incentivar toda a comunidade escolar, principalmente os educandos na preservação da escola para multiplicar uma consciência ecológica de respeito ao homem e ao meio, que resultará em mudanças comportamentais, com benefícios para toda a sociedade.

2. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
3. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo;
Organizar as carteiras na sala;
Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.

4.SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO

4.1.Todas as disciplinas

Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
Limpeza dirigida e contínua;
Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.

4.2. Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina

HISTÓRIA
Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estrutural e visual).
ESTRATÉGIAS
Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
Entrevistas com ex-alunos;
Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
Mapeamento e construção da Maquete da micro bacia hidrográfica do Tijuco Preto, onde se localiza nossa escola;
Pesquisas sobre a localização da escola.
CIÊNCIAS
As conseqüências da falta de higiene na saúde;
Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
Reciclagem;
Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas;
Coleta de material;
Reciclagem de papel e confecção de objetos.
LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
Poesias, redações, textos e músicas;
Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
Frases;
Teatro.
ESTRATÉGIAS
Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Artes com papel reciclado;
Teatro;
Paródias;
Cartazes.
ESTRATÉGIAS
Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
MATEMÁTICA
Problemas sobre a produção de lixo;
Gráficos;
ESTRATÉGIAS
Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
EDUCAÇÃO FÍSICA
Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
Provas competitivas (relativas ao tema ou não);

5. SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Questionários
Cartazes
Exposição dos trabalhos feitos
Palestras distribuição de folhetos
Campanhas educativas e preventivas
Relatórios
Redações, textos, filmes
Trabalhos de fantoches
Atividades físicas específicas

6. AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.

Um comentário: